Saturday, November 19, 2016

Bichos de Jardim - Plano de Aula - Ciências Naturais

As crianças pequenas são movidas pelo interesse e curiosidade. “Quanto menores forem as crianças, mais suas representações e noções sobre o mundo estão associadas diretamente aos objetos concretos da realidade conhecida, observada, sentida e vivenciada.(RCNEI, 1998, p.169). Atividades nas quais elas atuam, vasculham, descobrem são mais propícias para o objetivo de aprendizagem que o professor tem em relação aquele grupo. A proposta colocada aqui foi pensada tendo como principal foco a criança e sua curiosidade em conhecer seres que convivem com eles no cotidiano, no caso, os bichos de jardim. Escolhemos esse tema por ser um dos temas mencionados no RCNEI (1998, p.163), “Muitos são os temas pelos quais as crianças se interessam: pequenos animais, bichos de jardim”.

Plano de aula – Os bichos de jardim
Tema: Ambiente
Eixo: Natureza e Sociedade
Público: Educação Infantil
                                                                                                         Autora: Rosangela Ramos

Introdução (15 minutos)
Coloque os alunos em círculo para que fiquem confortáveis e visualizem uns aos outros. Pegue um pedaço grande de papel pardo (já cortado) e com uma caneta piloto desenhe duas colunas. Uma das colunas a professora escreve “vivo” e na outra coluna “não-vivo”.
Pergunte aos alunos o que eles pensam quando ouvem a palavra vivo. Faça perguntas como: O que um ser vivo precisa? O que seres vivos fazem? Quais são exemplos de coisas vivas? A professora escreve as ideias mencionadas pelos alunos na coluna “Vivo”. Certifique-se de que os alunos entenderam que seres vivos são aqueles que nascem, crescem, se reproduzem e morrem, seres que estão vivos ou já tiveram vida.
Pergunte aos alunos o que eles pensam sobre algo não-vivo, o que vem à cabeça deles? Faça perguntas como: Onde encontramos coisas não-vivas? Quais são alguns exemplos de coisas não vivas? A professora escreve as respostas dos alunos na coluna “não-vivo”. Certifique-se de que os alunos entenderam que “não-vivo” são seres que não possuem vida como o ar, a água, o solo e as pedras.

Instrução (Exemplificação da professora): 10 minutos
Diga aos alunos que vocês irão explorar a natureza no jardim da escola. Fale que eles poderão observar, tocar, cheirar e ouvir os componentes do jardim. Instrua-os a focar a atenção e registrar informações somente dos seres vivos. Divida os alunos em duplas, entregue a cada aluno uma cópia da folha de atividade “Explorando a natureza” (anexo 1).
Explique aos alunos que uma criança será o assistente que irá escrever/desenhar*i na folha e o outro aluno será o cientista que está em busca de coisas vivas para que o assistente registre na folha de atividades.
Exemplifique a atividade com um aluno voluntário. Mostre, desenhando em cada coluna o que foi observado. Por exemplo: Na coluna “Eu vi” desenhe uma joaninha, uma flor, etc.
Visita guiada ao jardim/Exemplificando a atividade prática (15 minutos)
Leve os alunos ao jardim da escola. Peça que todos se concentrem no espaço próximo ao jardim. Escolha dois alunos para modelar a atividade. Por exemplo, no parquinho - que fica no jardim- os alunos provavelmente encontrarão: mato, flores, pássaros. Obs.: se algum aluno apontar algo que não é vivo como sendo vivo, peça que ele/ela explique porque acha que aquele objeto é vivo.

Explorando o jardim (30 minutos)

Fale aos alunos que eles terão 25 minutos para explorar a natureza e registrar o que encontraram.
Enquanto os alunos realizam a atividade, a professora observa-os e registra suas interações e técnicas de registro.
Após 25 minutos, encaminhe as crianças ao banheiro para que lavem as mãos e explique a importância de lavarmos as mãos após atividades que envolvam terra, etc. Retorne com os alunos para a sala de aula e convide-os a compartilhar suas descobertas.
Motive-os a ilustrar o que eles observaram e encontraram na natureza numa folha de papel em branco.

Atividade extra (para alunos que terminarem antes)
Peça aos alunos que desenhem o jardim da casa deles ou de um parque que eles conhecem. Perguntas para auxiliar os alunos: Como é este jardim? Que tipos de plantas têm lá?

Avaliação e verificação(10 minutos)
Peça aos alunos para compartilharem algumas das suas descobertas sobre a diferença entre seres vivos e não vivos. Solicite que deem exemplos de seres vivos e não vivos, com base na visita que eles fizeram ao jardim. Peça que eles digam o que eles já sabiam, o que aprenderam, quais as dúvidas que eles têm. (o professor registra e poderá usar as ideas dos alunos para preparar outras atividades/aulas)

Fechamento (10 minutos)
Retome a explicação sobre o que são seres vivos e não vivos e peça aos alunos que digam o que eles aprenderam na exploração que fizeram, referente ao que são seres vivos e não vivos. Chame a atenção dos alunos para a importância de tratarmos com cuidado os seres vivos, pois o planeta Terra é a nossa casa e precisamos cuidar bem dele.


i Na Educação Infantil os alunos, geralmente, não estão alfabetizados. Dessa forma, será solicitado que desenhem o que observaram para discutirmos depois em sala.

No comments:

Post a Comment