As
crianças pequenas são movidas pelo interesse e curiosidade. “Quanto
menores forem as crianças, mais suas representações e noções
sobre o mundo estão associadas diretamente aos objetos concretos da
realidade conhecida, observada, sentida e vivenciada.(RCNEI, 1998,
p.169). Atividades nas quais elas atuam, vasculham, descobrem são
mais propícias para o objetivo de aprendizagem que o professor tem
em relação aquele grupo. A proposta colocada aqui foi pensada tendo
como principal foco a criança e sua curiosidade em conhecer seres
que convivem com eles no cotidiano, no caso, os bichos de jardim.
Escolhemos esse tema por ser um dos temas mencionados no RCNEI (1998,
p.163), “Muitos são os temas pelos quais as crianças se
interessam: pequenos animais, bichos de jardim”.
Plano
de aula – Os
bichos de jardim
Tema:
Ambiente
Eixo: Natureza e Sociedade
Público: Educação Infantil
Autora: Rosangela Ramos
Introdução
(15 minutos)
Coloque
os alunos em círculo para que fiquem confortáveis e visualizem uns
aos outros. Pegue um pedaço grande de papel pardo (já cortado) e
com uma caneta piloto desenhe duas colunas. Uma das colunas a
professora escreve “vivo” e na outra coluna “não-vivo”.
Pergunte
aos alunos o que eles pensam quando ouvem a palavra vivo. Faça
perguntas como: O que um ser vivo precisa? O que seres vivos fazem?
Quais são exemplos de coisas vivas? A professora escreve as ideias
mencionadas pelos alunos na coluna “Vivo”. Certifique-se de que
os alunos entenderam que seres vivos são aqueles que nascem,
crescem, se reproduzem e morrem, seres que estão vivos ou já
tiveram vida.
Pergunte
aos alunos o que eles pensam sobre algo não-vivo, o que vem à
cabeça deles? Faça perguntas como: Onde encontramos coisas
não-vivas? Quais são alguns exemplos de coisas não vivas? A
professora escreve as respostas dos alunos na coluna “não-vivo”.
Certifique-se de que os alunos entenderam que “não-vivo” são
seres que não possuem vida como o ar, a água, o solo e as pedras.
Instrução
(Exemplificação da professora): 10 minutos
Diga
aos alunos que vocês irão explorar a natureza no jardim da escola.
Fale que eles poderão observar, tocar, cheirar e ouvir os
componentes do jardim. Instrua-os a focar a atenção e registrar
informações somente dos seres vivos. Divida os alunos em duplas,
entregue a cada aluno uma cópia da folha de atividade “Explorando
a natureza” (anexo 1).
Explique
aos alunos que uma criança será o assistente que irá
escrever/desenhar*i
na folha e o outro aluno será o cientista que está em busca de
coisas vivas para que o assistente registre na folha de atividades.
Exemplifique
a atividade com um aluno voluntário. Mostre, desenhando em cada
coluna o que foi observado. Por exemplo: Na coluna “Eu vi”
desenhe uma joaninha, uma flor, etc.
Visita
guiada ao jardim/Exemplificando a atividade prática (15 minutos)
Leve
os alunos ao jardim da escola. Peça que todos se concentrem no
espaço próximo ao jardim. Escolha dois alunos para modelar a
atividade. Por exemplo, no parquinho - que fica no jardim- os alunos
provavelmente encontrarão: mato, flores, pássaros. Obs.: se algum
aluno apontar algo que não é vivo como sendo vivo, peça que
ele/ela explique porque acha que aquele objeto é vivo.
Explorando
o jardim (30 minutos)
Fale
aos alunos que eles terão 25 minutos para explorar a natureza e
registrar o que encontraram.
Enquanto
os alunos realizam a atividade, a professora observa-os e registra
suas interações e técnicas de registro.
Após
25 minutos, encaminhe as crianças ao banheiro para que lavem as mãos
e explique a importância de lavarmos as mãos após atividades que
envolvam terra, etc. Retorne com os alunos para a sala de aula e
convide-os a compartilhar suas descobertas.
Motive-os
a ilustrar o que eles observaram e encontraram na natureza numa folha
de papel em branco.
Atividade
extra (para alunos que terminarem antes)
Peça
aos alunos que desenhem o jardim da casa deles ou de um parque que
eles conhecem. Perguntas para auxiliar os alunos: Como é este
jardim? Que tipos de plantas têm lá?
Avaliação
e verificação(10 minutos)
Peça
aos alunos para compartilharem algumas das suas descobertas sobre a
diferença entre seres vivos e não vivos. Solicite que deem exemplos
de seres vivos e não vivos, com base na visita que eles fizeram ao
jardim. Peça que eles digam o que eles já sabiam, o que aprenderam,
quais as dúvidas que eles têm. (o professor registra e poderá usar
as ideas dos alunos para preparar outras atividades/aulas)
Fechamento
(10 minutos)
Retome
a explicação sobre o que são seres vivos e não vivos e peça aos
alunos que digam o que eles aprenderam na exploração que fizeram,
referente ao que são seres vivos e não vivos. Chame a atenção dos
alunos para a importância de tratarmos com cuidado os seres vivos,
pois o planeta Terra é a nossa casa e precisamos cuidar bem dele.
i
Na Educação Infantil os alunos, geralmente, não estão
alfabetizados. Dessa forma, será solicitado que desenhem o que
observaram para discutirmos depois em sala.
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