Saturday, November 19, 2016

Aprendendo a reciclar - Plano de aula

Plano de Aula – anos Iniciais Ensino Fundamental
Aprendendo a reciclar

Objetivo: Ao final da aula, os alunos serão capazes de: Identificar itens que podem ser reciclados, tempo de decomposição e criar um jogo de boliche utilizando garrafas pet.

Introdução (5 minutos)
Desenhe na lousa uma tabela com duas colunas. Em uma coluna coloque os produtos e na outra o tempo de decomposição, fora da ordem (modelo abaixo). Pergunte aos alunos quanto tempo eles acham que cada item demora para se decompor (desaparecer do ambiente). Após uma breve discussão, diga aos alunos que retornaremos a essa tabela mais adiante.
Produtos
Tempo de decomposição
Papel; Palitos de fósforos; Papel plastificado; Chicletes; Latas; Couro; Embalagens de plástico; Latas de alumínio;
Tecidos; Vidros; Pneus; Garrafas PET.
de 2 a 4 semanas; 6 meses; de 1 a 5 anos;
5 anos; 10 anos; 30 anos; de 30 a 40 anos; de 80 a 100 anos; de 100 a 400 anos; 4.000 anos; indefinido; indefinido




Resposta:
Produtos: Papel: de 2 a 4 semanas
Palitos de fósforos: 6 meses
Papel plastificado: de 1 a 5 anos
Chicletes: 5 anos
Latas: 10 anos
Couro: 30 anos
Embalagens de plástico: de 30 a 40 anos
Latas de alumínio: de 80 a 100 anos
Tecidos: de 100 a 400 anos
Vidros: 4.000 anos
Pneus: indefinido
Garrafas PET: indefinido

Instrução/ Exemplificando a atividade (20 minutos)

Explique aos alunos que a reciclagem é um processo. Diga que reciclamos por meio da reutilização do nosso lixo com o objetivo de salvar o nosso planeta. Explique como se dá o processo de reciclagem: Primeiro separamos os itens que podem ser reciclados. Fale para as crianças que o segundo passo é a fabricação de novos itens usando os produtos que foram separados e que o passo final é vender os objetos em lojas de produtos artesanais. Pergunte aos alunos quais itens podem ser reciclados. Registre na lousa a contribuição dos alunos.
Organize os alunos e duplas e distribua a folha de atividade (anexo 3) peça que observem os produtos e organize-os na tabela colocando-os na coluna de “podem ser reciclados” e “não são recicláveis”. Exemplifique a atividade com um aluno voluntário.
Socialização e correção das respostas dos alunos (10 minutos)
Solicite que os alunos falem o que colocaram na tabela e registre na lousa direcionando-os para a resposta correta. Após o registro na lousa, apresente outra atividade: inicie a atividade perguntando aos alunos quanto tempo eles acham que os produtos demoram para se decompor, ou seja, para desaparecerem do ambiente. Organize os alunos em grupos de quatro crianças. Peça aos alunos para observarem a tabela que se encontra na lousa e que comentamos no início da aula (a tabela sobre produtos e tempo de decomposição). Diga que eles deverão organizar a tabela colocando o produto e o tempo de decomposição. Informe que o tempo mostrado na tabela não está em ordem e que eles deverão descobrir. Modele a atividade com um aluno. Por exemplo: Na coluna “Produtos” escreva latas, na coluna “Decomposição” escreva o tempo de decomposição mencionado pelo aluno. Ex: 6 meses, etc. Registre as ideias dos alunos na lousa. aos alunos a tabela com as respostas para que eles possam verificar e discutir (eles geralmente discutem sobre o tempo de decomposição).

Reutilizando garrafas pet – atividade prática (30 minutos)

Fale para os alunos que eles assistirão ao vídeo: Crianças ensinam a fazer um jogo de boliche com garrafas pet. Diga que, após assistirem ao vídeo, eles terão 25 minutos para criar um jogo de boliche utilizando as garrafas. Obs.: os materiais já estão separados. (10 garrafas pet, 1 jarro com água, folhas de jornal, 1 funil, guache de diversas cores, uma meia fina, 1 lápis e uma caneta, tesoura sem ponta, palitos de sorvete, fita adesiva, folhas de E.V.A, um molde circular)
Enquanto os alunos realizam a atividade, a professora observa-os, auxilia-os e registra suas interações.
Após 25 minutos, peça que posicionem as garrafas e iniciem a brincadeira.
Motive-os a refletirem sobre outras formas de reutilizar materiais para reduzir os danos ao nosso planeta.

Revisão e fechamento (20 minutos)
Coloque um recipiente de lixo na frente da sala, próximo à lousa. Peça para cada aluno trazer um item que pode ser reciclado. Os alunos deverão mostrar o item para os colegas e dizer o que eles poderiam criar com aquele item. Ex: Revista. Posso criar uma cesta de papel.


Referências
Blog da Família e das Mães. Aprender a Reciclar Materiais – Crianças. Disponível em: http://www.bigmae.com/aprender-a-reciclar-materiais-criancas/ Acesso em: 28 de set. 2016.

BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: ciências naturais. Brasília : MEC/SEF, volume 4, 1997. 136p.

BRASIL. Ministério da Educação e do Desporto. Secretaria de Educação Fundamental. Referencial curricular nacional para a educação infantil / Ministério da Educação e do Desporto, Secretaria de Educação Fundamental. — Brasília: MEC/SEF, volume 3, 1998.

Crianças ensinam a fazer um jogo de boliche com garrafas pet. (3min52s). Disponível em: https://youtu.be/eLH_2CT4VhI. Acesso em 27 de set. 2016.

No comments:

Post a Comment