Plano
de Aula – anos Iniciais Ensino Fundamental
Aprendendo
a reciclar
Objetivo:
Ao
final da aula, os alunos serão capazes de: Identificar itens que
podem ser reciclados, tempo de decomposição e criar um jogo de
boliche utilizando garrafas pet.
Introdução
(5 minutos)
Desenhe
na lousa uma tabela com duas colunas. Em uma coluna coloque os
produtos e na outra o tempo de decomposição, fora da ordem (modelo
abaixo). Pergunte aos alunos quanto tempo eles acham que cada item
demora para se decompor (desaparecer do ambiente). Após uma breve
discussão, diga aos alunos que retornaremos a essa tabela mais
adiante.
Produtos
|
Tempo
de decomposição
|
Papel;
Palitos de fósforos; Papel plastificado; Chicletes; Latas; Couro;
Embalagens de plástico; Latas de alumínio;
Tecidos;
Vidros; Pneus; Garrafas PET.
|
de
2 a 4 semanas; 6 meses; de 1 a 5 anos;
5
anos; 10 anos; 30 anos; de 30 a 40 anos; de 80 a 100 anos; de 100
a 400 anos; 4.000 anos; indefinido; indefinido
|
Resposta:
Produtos:
Papel: de 2 a 4 semanas
Palitos
de fósforos: 6 meses
Papel
plastificado: de 1 a 5 anos
Chicletes:
5 anos
Latas:
10 anos
Couro:
30 anos
Embalagens
de plástico: de 30 a 40 anos
Latas
de alumínio: de 80 a 100 anos
Tecidos:
de 100 a 400 anos
Vidros:
4.000 anos
Pneus:
indefinido
Garrafas
PET: indefinido
Instrução/
Exemplificando a atividade (20 minutos)
Explique
aos alunos que a reciclagem é um processo. Diga que reciclamos por
meio da reutilização do nosso lixo com o objetivo de salvar o nosso
planeta. Explique como se dá o processo de reciclagem: Primeiro
separamos os itens que podem ser reciclados. Fale para as crianças
que o segundo passo é a fabricação de novos itens usando os
produtos que foram separados e que o passo final é vender os objetos
em lojas de produtos artesanais. Pergunte aos alunos quais itens
podem ser reciclados. Registre na lousa a contribuição dos alunos.
Organize
os alunos e duplas e distribua a folha de atividade (anexo 3) peça
que observem os produtos e organize-os na tabela colocando-os na
coluna de “podem ser reciclados” e “não são recicláveis”.
Exemplifique
a atividade com um aluno voluntário.
Socialização
e correção das respostas dos alunos (10 minutos)
Solicite
que os alunos falem o que colocaram na tabela e registre na lousa
direcionando-os para a resposta correta. Após o registro na lousa,
apresente outra atividade: inicie a atividade perguntando aos alunos
quanto tempo eles acham que os produtos demoram para se decompor, ou
seja, para desaparecerem do ambiente. Organize os alunos em grupos de
quatro crianças. Peça aos alunos para observarem a tabela que se
encontra na lousa e que comentamos no início da aula (a tabela sobre
produtos e tempo de decomposição). Diga que eles deverão organizar
a tabela colocando o produto e o tempo de decomposição. Informe que
o tempo mostrado na tabela não está em ordem e que eles deverão
descobrir. Modele a atividade com um aluno. Por exemplo: Na coluna
“Produtos” escreva latas, na coluna “Decomposição” escreva
o tempo de decomposição mencionado pelo aluno. Ex: 6 meses, etc.
Registre as ideias dos alunos na lousa. aos alunos a tabela com as
respostas para que eles possam verificar e discutir (eles geralmente
discutem sobre o tempo de decomposição).
Reutilizando
garrafas pet – atividade prática (30 minutos)
Fale
para os alunos que eles assistirão ao vídeo: Crianças ensinam a
fazer um jogo de boliche com garrafas pet. Diga que, após assistirem
ao vídeo, eles terão 25 minutos para criar um jogo de boliche
utilizando as garrafas. Obs.: os materiais já estão separados. (10
garrafas pet, 1 jarro com água, folhas de jornal, 1 funil, guache de
diversas cores, uma meia fina, 1 lápis e uma caneta, tesoura sem
ponta, palitos de sorvete, fita adesiva, folhas de E.V.A, um molde
circular)
Enquanto
os alunos realizam a atividade, a professora observa-os, auxilia-os e
registra suas interações.
Após
25 minutos, peça que posicionem as garrafas e iniciem a brincadeira.
Motive-os
a refletirem sobre outras formas de reutilizar materiais para reduzir
os danos ao nosso planeta.
Revisão
e fechamento (20 minutos)
Coloque
um recipiente de lixo na frente da sala, próximo à lousa. Peça
para cada aluno trazer um item que pode ser reciclado. Os alunos
deverão mostrar o item para os colegas e dizer o que eles poderiam
criar com aquele item. Ex: Revista. Posso criar uma cesta de papel.
Referências
Blog
da Família e das Mães. Aprender
a Reciclar Materiais
– Crianças. Disponível em:
http://www.bigmae.com/aprender-a-reciclar-materiais-criancas/ Acesso
em: 28 de set. 2016.
BRASIL.
Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros
curriculares nacionais:
ciências naturais. Brasília : MEC/SEF, volume 4, 1997. 136p.
BRASIL.
Ministério da Educação e do Desporto. Secretaria de Educação
Fundamental. Referencial
curricular nacional para a educação infantil
/ Ministério da Educação e do Desporto, Secretaria de Educação
Fundamental. — Brasília: MEC/SEF, volume 3, 1998.
Crianças
ensinam a fazer um jogo de boliche com garrafas pet.
(3min52s). Disponível em: https://youtu.be/eLH_2CT4VhI. Acesso em 27
de set. 2016.
No comments:
Post a Comment