Tuesday, October 11, 2016

A raposa e a cegonha: Plano de aula

Plano de aula de Língua Portuguesa



Professora: Rosangela Ramos
Disciplina: Língua Portuguesa
Carga horária: 50 minutos

Objetivos gerais (contemplando sua importância para a aprendizagem dos alunos):
  • Contribuir para a prática de leitura fluente e prazerosa;
  • Refletir sobre sua realidade a partir da moral implícita em uma fábula

Objetivos Específicos:
  • Produzir uma nova versão para a fábula, considerando as características desse gênero textual e o uso social desse gênero.
  • Perceber o som de z representado pela letra s.
  • Retirar do texto palavras grafadas com s
  • Identificar palavras escritas com s, mas com som de s e som de z.
  • Organizar as palavras retiradas do texto numa tabela colocando-as na coluna adequada: palavras com som de s, na coluna do s; palavras com som de z, na coluna de z.

Conteúdo:
- Gênero textual: fábula;
- Função desse tipo de texto (para que serve);
- Diferenciação desse gênero textual em relação à sua função;
- Letra e som – letra s representando o som de z.


Tópicos e Metodologia:
Tópicos  (como será dividido o assunto, quais serão os tópicos abordados na aula)
Atividades e condições oferecidas pelo professor (explicar o que você fará, providenciará, solicitará  aos alunos etc.)
Atividades dos alunos
(explique o que espera dos alunos em cada uma das etapas do plano)

Discussão sobre o gênero textual fábula e Leitura da fábula: A raposa e a cegonha.

A professora informa que fará a leitura de uma fábula. Faz algumas perguntas para incitar a discussão:
O que é uma fábula?
Qual é a sua fábula favorita?
Você sabe quem criou a fábula?
Para que serve?
A professora lê a primeira frase da fábula “Um dia a raposa convidou a cegonha para jantar.” e pergunta:  - o que eles acham que vai acontecer na história?
- Vocês acham que elas são amigas?
A docente lê a segunda frase: “Querendo pregar uma peça na outra, serviu sopa num prato raso.”
Ela pergunta aos alunos: - Por que servir num prato raso é um problema para a cegonha?
- Será que ela vai conseguir comer?

Interagem respondendo às questões.
Dão sugestões sobre o que vai acontecer na história trazendo a percepção deles sobre os personagens e a relação entre eles.

Explicação do gênero textual: fábula, dando exemplos de outras fábulas famosas como: Os três porquinhos, A lebre e a tartaruga, etc.
Trazer a definição de fábula apresentada pelo dicionário Aulete digital e ler para os alunos; Perguntar se eles conhecem a fábula dos Três porquinhos e quem são os personagens.
Os alunos perceberão que os personagens são sempre animais e não são histórias verdadeiras.
Produção de uma nova versão para a história.
A professora pergunta:
Se vocês pudessem mudar o final dessa história, qual seria?
A professora propõe que, em duplas, façam uma nova versão da fábula.
Discutem sobre um novo final e elaboram uma nova versão da história.
Socialização de uma das fábulas
A docente solicita um voluntário para ler a sua versão para a turma.
Um aluno lê sua versão da história.
Reconhecimento do som de z em palavras com s.
A professora retoma o texto e solicita que os alunos pintem as palavras grafadas com a letra s.
Os alunos pintam as palavras no texto.
A professora pergunta aos alunos quais palavras eles pintaram e organiza essas palavras em forma de lista, na lousa.
Citam as palavras que pintaram. Ex: raposa, raso, etc.
A docente lê juntamente com os alunos as palavras da lista e chama a atenção para o som de z em palavras com s. Primeiramente, ela pergunta aos alunos qual é o som do s naquela palavra. Ex: Raso (qual é o som aqui – apontando para o s – é de s ou z?
Algumas palavras terão som de c, ç, s ou z. A professora chamará atenção para as diferenças no som do s nas palavras, focando nas palavras que têm som de z.
Os alunos leem as palavras e identificam o som apresentado pela letra s nas palavras da lista. Algumas vezes terá som de z, s, c, ç.
A professora apresenta uma tabela onde cada coluna apresenta uma letra referente aos diferentes sons da letra s. Ex. uma coluna com a letra s e outra com a letra z.
Os alunos observam as palavras da lista, reconhecem quais possuem o som de z e coloca na coluna da letra z; reconhecem quais tem o som de s e escrevem na coluna da letra s.
Correção coletiva
A professora desenha a tabela na lousa e vai perguntando aos alunos quais palavras devem ser ficar na coluna do s e quais devem ficar na coluna do z.
Os alunos falam quais palavras deverão ser colocadas na coluna de palavras com som de s e quais devem constar na coluna de palavras com som de z.

Recursos utilizados:
  • Lousa
  • Cópia da fábula “A cegonha e a raposa”
  • giz

Avaliação:
  • O aluno será avaliado de acordo com sua participação na atividade (discussão, produção de texto e organização das palavras com som de s e z em suas devidas colunas)
  • Através do produto final, uma versão diferente da fábula, verificar se o aluno foi capaz de fazer uma versão diferente da fábula e transmitir a mensagem desejada.

Bibliografia consultada:
·         AULETE, C. Aulete Digital – Dicionário Contemporâneo da Língua Portuguesa. Disponível em: http://www.aulete.com.br/fabula. Acesso em: 28 de ago. 2016.
  • METÁFORAS. A Raposa e a Cegonha. Disponível em: http://fabulasinfantis.blogs.sapo.pt/479.html. Acesso em: 28 de ago. 2016.
  • Monteiro, M. Iolanda. Alfabetização e letramento na fase inicial da escolarização. UAB-UFSCar, 2010.




Recursos para o professor
A fábula é uma narrativa alegórica em forma de prosa ou verso, cujo, as personagens são geralmente animais com características humanas, sustentam um diálogo, cujo desenlace reflecte uma lição de moral, característica essencial dessa. É uma narrativa inverosímil, com fundo didáctico. Quando os personagens são seres inanimados, objectos, a fábula recebe o nome de apólogo. A temática é variada e contempla tópicos como a vitória da fraqueza sobre a força, da bondade sobre a astúcia e a derrota de presunçosos.
http://fabulasinfantis.blogs.sapo.pt/479.html  Acesso em 26 ago.2016
(.bu.la)
sf.
1. Liter. História curta de onde se tira uma lição ou um preceito moral (fábulas de Esopo)
http://www.aulete.com.br/f%C3%A1bula  Acesso em: 28 ago. 2016.

A raposa e a cegonha

Um dia a raposa convidou a cegonha para jantar. Querendo pregar uma peça na outra, serviu sopa num prato raso. Claro que a raposa tomou toda a sua sopa sem o menor problema, mas a pobre da cegonha com seu bico comprido mas pode tomar uma gota. O resultado foi que a cegonha voltou para casa morrendo de fome. A raposa fingiu que estava preocupada, perguntou se a sopa não estava do gosto da cegonha, mas a cegonha não disse nada. Quando foi embora, agradeceu muito a gentileza da raposa e disse que fazia questão de retribuir o jantar no dia seguinte.
Assim que chegou, a raposa se sentou lambendo os beiços de fome, curiosa para ver as delícias que a outra ia servir. O jantar veio para a mesa numa jarra alta, de gargalo estreito, onde a cegonha podia beber sem o menor problema. A raposa, amoladíssima, só teve uma saída: lamber as gotinhas de sopa que escorriam pelo lado de fora da jarra. Ela aprendeu muito bem a lição. Enquanto ia andando para casa, faminta, pensava: "Não posso reclamar da cegonha. Ela me tratou mal, mas fui grosseira com ela primeiro".

Moral: Trate os outros tal como deseja ser tratado.

Fonte: http://metaforas.com.br/a-raposa-e-a-cegonha (alteração para letra maiúscula minha)

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