Tuesday, October 25, 2016

Visita orientada ao zoológico da cidade - Atividade de campo

Este plano de aula cobre a preparação e execução de uma atividade de campo de um dia dentro do município, especificamente, no zoológico da cidade.
Os objetivos são alinhar atividades de sala de aula com a aprendizagem de conteúdos conceituais, procedimentais e atitudinais em campo. Sabemos que as possibilidades de aprendizagem são muito amplas quando os alunos estão em contato com o mundo real e têm a possibilidade de observar e vivenciar situações que não seriam possíveis dentro da sala de aula. A professora valorizará os conteúdos que vão além da aprendizagem de conceitos, os conteúdos presentes nas situações de ensino, pois concordando com SENICIATO & CAVASSAN (2004, p.144) sabemos que as observações in locu possibilitam explicação do conteúdo e aprendizagem significativa.

Atividade de campo realizado:
2° ano do Ensino Fundamental I 

Atividade de campo
Visita ao zoológico da cidade

Objetivo
Conhecer os nomes dos animais e identificar hábitos alimentares de alguns animais.

Roteiro
1ª aula: após a explanação do professor, os alunos, acompanhados do professor, sairão para uma visita ao zoológico da cidade;
2ª aula: socialização da experiência com os alunos na sala de aula
3ª aula: os alunos sairão com pranchetas e fazer anotações sobre suas observações
4ª aula: os alunos elaborarão cartazes com informações dos animais e seus hábitos alimentares e dieta.

Anos
2° ano do Ensino Fundamental I 


Antes da visita
Diga aos alunos que eles deverão prestar atenção ao habitat dos animais porque, quando retornarem à sala de aula, eles farão uma exposição com cartazes sobre os animais. Fale para os alunos que, durante a visita, eles deverão observar os animais e escreverem o que observarem no caderno de anotações. 

Antes de entrar no zoológico perguntar aos alunos:
Como vocês conseguem seu alimento? Os alunos provavelmente falarão que os pais compram comida no mercado. Diga aos alunos que os animais do zoológico, aqueles encontrados no zoológico e na natureza, conseguem alimento de duas formas: quando filhotes, os pais fornecem o alimento; quando crescem eles tem que encontrar seu alimento. Fale que eles observarão os animais em seu habitat natural com o objetivo de descobrir hábitos alimentares e dieta dos animais.


Durante a visita
Enquanto os alunos observam os animais, a professora tira fotos de alguns animais e fica atenta às perguntas que surgirem para aproveitar as questões dos alunos e utilizá-las para explicar o conteúdo.
Discuta com os alunos as dietas dos animais e busque conhecer o conhecimento prévio que eles já trazem, por exemplo: alguns alunos podem saber que os leões comem carne. É importante retomar essas questões após a visita para verificar o que os alunos aprenderam.

Depois da visita
Ao chegarem à sala de aula, mostre aos alunos as fotos que você (o professor) tirou.
Pergunte aos alunos o que eles aprenderam sobre os animais.
Peça que façam cartazes contendo informações da dieta e hábitos alimentares dos animais. Socialize os cartazes no mural da sala de aula.



Referências
BRASIL, Ministério da Educação e do Desporto/Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: Ciências Naturais. Brasília: MEC/SEF, 1998.
FERNANDES, José Artur Barroso; TRIVELATO, Silvia Luzia Frateschi. Conteúdos importantes em atividades de campo: o que pensam professores experientes. VIIEnpec – Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, Florianópolis, 8 nov. 2000.
SENICIATO, T.; CAVASSAN, O. Aulas de campo em ambientes naturais e aprendizagem em ciências – um estudo com alunos do ensino fundamental. Ciência & Educação, vol. 10, nº 1, p.133-147, 2004.

VIVEIRO, A. A. Atividades de campo no ensino de ciências: investigando concepções e práticas de um grupo de professores. 2006, 168p. Dissertação (Mestre em Educação para a Ciência) Faculdade de Ciência da Universidade Estadual Paulista. Bauru, 2006.


No comments:

Post a Comment