Este
plano de aula cobre a preparação e execução de uma atividade de campo de um dia
dentro do município, especificamente, no zoológico da cidade.
Os
objetivos são alinhar atividades de sala de aula com a aprendizagem de
conteúdos conceituais, procedimentais e atitudinais em campo. Sabemos que as
possibilidades de aprendizagem são muito amplas quando os alunos estão em
contato com o mundo real e têm a possibilidade de observar e vivenciar
situações que não seriam possíveis dentro da sala de aula. A professora
valorizará os conteúdos que vão além da aprendizagem de conceitos, os conteúdos
presentes nas situações de ensino, pois concordando com SENICIATO &
CAVASSAN (2004, p.144) sabemos que as observações in locu possibilitam
explicação do conteúdo e aprendizagem significativa.
Atividade
de campo realizado:
2°
ano do Ensino Fundamental I
Atividade
de campo
Visita
ao zoológico da cidade
Objetivo
Conhecer
os nomes dos animais e identificar hábitos alimentares de alguns animais.
Roteiro
1ª
aula: após a explanação do professor, os alunos, acompanhados do professor,
sairão para uma visita ao zoológico da cidade;
2ª
aula: socialização da experiência com os alunos na sala de aula
3ª
aula: os alunos sairão com pranchetas e fazer anotações sobre suas observações
4ª
aula: os alunos elaborarão cartazes com informações dos animais e seus hábitos
alimentares e dieta.
Anos
2°
ano do Ensino Fundamental I
Antes
da visita
Diga
aos alunos que eles deverão prestar atenção ao habitat dos animais porque, quando
retornarem à sala de aula, eles farão uma exposição com cartazes sobre os
animais. Fale para os alunos que, durante a visita, eles deverão observar os
animais e escreverem o que observarem no caderno de anotações.
Antes
de entrar no zoológico perguntar aos alunos:
Como
vocês conseguem seu alimento? Os alunos provavelmente falarão que os pais
compram comida no mercado. Diga aos alunos que os animais do zoológico, aqueles
encontrados no zoológico e na natureza, conseguem alimento de duas formas:
quando filhotes, os pais fornecem o alimento; quando crescem eles tem que
encontrar seu alimento. Fale que eles observarão os animais em seu habitat
natural com o objetivo de descobrir hábitos alimentares e dieta dos animais.
Durante
a visita
Enquanto
os alunos observam os animais, a professora tira fotos de alguns animais e fica
atenta às perguntas que surgirem para aproveitar as questões dos alunos e
utilizá-las para explicar o conteúdo.
Discuta
com os alunos as dietas dos animais e busque conhecer o conhecimento prévio que
eles já trazem, por exemplo: alguns alunos podem saber que os leões comem
carne. É importante retomar essas questões após a visita para verificar o que
os alunos aprenderam.
Depois
da visita
Ao
chegarem à sala de aula, mostre aos alunos as fotos que você (o professor)
tirou.
Pergunte
aos alunos o que eles aprenderam sobre os animais.
Peça
que façam cartazes contendo informações da dieta e hábitos alimentares dos
animais. Socialize os cartazes no mural da sala de aula.
Referências
BRASIL,
Ministério da Educação e do Desporto/Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais:
Ciências Naturais. Brasília: MEC/SEF, 1998.
FERNANDES, José
Artur Barroso; TRIVELATO, Silvia Luzia Frateschi. Conteúdos importantes em
atividades de campo: o que pensam professores experientes. VIIEnpec – Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências,
Florianópolis, 8 nov. 2000.
SENICIATO, T.; CAVASSAN, O. Aulas de campo em ambientes
naturais e aprendizagem em ciências – um estudo com alunos do ensino
fundamental. Ciência & Educação, vol. 10, nº 1, p.133-147, 2004.
VIVEIRO, A. A. Atividades de campo no ensino de ciências:
investigando concepções e práticas de um grupo de professores. 2006, 168p.
Dissertação (Mestre em Educação para a Ciência) Faculdade de Ciência da
Universidade Estadual Paulista. Bauru, 2006.
No comments:
Post a Comment