Esta é uma sequência de nove aulas destinada ao ensino de inglês nos anos iniciais.
Sequência didática – Inglês básico
Público alvo: Crianças do 1º ano do Ensino Fundamental (Anos iniciais)
Inglês básico
Ano: 1º ano
Duração da sequência: nove aulas
RESUMO
Esta
sequência didática trabalhará os tópicos para quem está iniciando a aprendizagem
de língua inglesa. Foi pensada para o público infantil, mas pode ser adaptada
para outras idades e grupos.
Iniciamos
com as apresentações “Greetings”, prosseguimos com os números de 1 a 10 e
finalizamos com as cores e formas geométricas.
Objetivos gerais
1. Comunicar-se
em língua inglesa enquanto demonstram habilidades nas competências: ler,
escrever, ouvir e falar.
2. Desenvolver
o gosto pela cultura inglesa e pelas diferenças entre os países que utilizam o
inglês para se comunicar.
CONTEÚDO
1. Entender
e responder a comandos em inglês
2. Cores
primárias: vermelho, amarelo e azul
3. Mistura
de cores: azul e amarelo=verde; azul e vermelho= roxo; vermelho e amarelo=
laranja
4. Identificar
e nomear formas geométricas– círculo, quadrado, triângulo, retângulo.
5. Contar
de 1 a 10.
6. Números
em ordem crescente e decrescente.
OBJETIVOS
ESPECÍFICOS
1. Entender
e responder a comandos simples
2. Desenvolver
habilidades motoras
3. Reconhecer
os números em ordem e fora de ordem
4. Contar
de 1 a 10
5. Identificar
as cores primárias
6. Aprender
que a mistura de cores forma novas cores
7. Identificar
cores e formas geométricas
Conhecimentos prévios esperados
Professores
1. É necessário que o professor tenha
conhecimento da língua inglesa: vocabulário para utilizar nas aulas, comandos, apresentações,
números, cores, formas geométricas, tamanho (ex.: grande, pequeno)
Alunos
Não é necessário conhecimento prévio já que é um curso para alunos
iniciantes.
Lição 1
Objetivos
a. Aprender a cumprimentar em inglês usando “Hello”
b. Perguntar como a pessoa está “How are you?” e
responder com “very well,” “so-so” ou “bad” (muito bem, mais ou menos, mal).
Materiais
1. Letra
da música “Hello” Anexo 1
2. Três
folhas de papel cartão colorido para as crianças com o desenho de um círculo em
um dos lados, Anexo 2
3. Tesoura
e giz de cera
Vocabulário
1. Olá
- hello
2. Como
vai você? - How are you?
3. Muito
bem - very well
4. Mais
ou menos - so-so
5. Mal
- bad
6. E
você? - And you?
Metodologia/Atividades
1.
Cumprimente os alunos usando “Hello”.
2. Peça
que os alunos façam o mesmo e digam “Hello”.
3. Introduza
a expressão “How are you?” e as respostas para a pergunta, very well, so-so,
bad, And you?, faça-os repetir algumas vezes. Ex.: peça que cumprimentem os
colegas
4.
Apresente a letra da música “Hello”. Toque a música diversas vezes e peça que
uma criança cante a música.
5. Convide
os alunos individualmente a cumprimentarem os colegas e dizerem como estão.
Observe se eles respondem corretamente quando ouvem a pergunta “How are you?” e
conseguem perguntar “And you?”
6. Distribua
as folhas de papel com os círculos. Peça que cortem o círculo e desenhem na
primeira folha um rosto feliz, na segunda folha um rosto mais ou menos e na
terceira folha um rosto triste. Exemplifique na lousa.
7.
Após desenharem, solicite aos alunos que pratiquem perguntando aos colegas como
estão e colocando a máscara no rosto e respondendo com a expressão correta.
Ex.: Aluno A pergunta “How are you?”, Aluno B coloca a máscara que contém o
rosto contente e responde “Very well”.
8. Finalize
a aula cantando a música “Hello” com os alunos.
A sequência completa está disponível no link: https://drive.google.com/file/d/0B1XEX6c9j2EAbkI4MkhCTFNIak0/view?usp=sharing
Fiquem à vontade para enviar sugestões.
No comments:
Post a Comment