Monday, October 10, 2016

Inglês básico para crianças - sequência de nove aulas

Olá pessoal
Esta é uma sequência de nove aulas destinada ao ensino de inglês nos anos iniciais.


Sequência didática – Inglês básico

Público alvo: Crianças do 1º ano do Ensino Fundamental (Anos iniciais)


Inglês básico
Ano: 1º ano
Duração da sequência: nove aulas

RESUMO
Esta sequência didática trabalhará os tópicos para quem está iniciando a aprendizagem de língua inglesa. Foi pensada para o público infantil, mas pode ser adaptada para outras idades e grupos.
Iniciamos com as apresentações “Greetings”, prosseguimos com os números de 1 a 10 e finalizamos com as cores e formas geométricas.

 Objetivos gerais
1.      Comunicar-se em língua inglesa enquanto demonstram habilidades nas competências: ler, escrever, ouvir e falar.
2.      Desenvolver o gosto pela cultura inglesa e pelas diferenças entre os países que utilizam o inglês para se comunicar.
CONTEÚDO
1.      Entender e responder a comandos em inglês
2.      Cores primárias: vermelho, amarelo e azul
3.      Mistura de cores: azul e amarelo=verde; azul e vermelho= roxo; vermelho e amarelo= laranja 
4.      Identificar e nomear formas geométricas– círculo, quadrado, triângulo, retângulo.
5.      Contar de 1 a 10.
6.      Números em ordem crescente e decrescente.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

1.      Entender e responder a comandos simples
2.      Desenvolver habilidades motoras
3.      Reconhecer os números em ordem e fora de ordem
4.      Contar de 1 a 10
5.      Identificar as cores primárias
6.      Aprender que a mistura de cores forma novas cores
7.      Identificar cores e formas geométricas

Conhecimentos prévios esperados
Professores
1. É necessário que o professor tenha conhecimento da língua inglesa: vocabulário para utilizar nas aulas, comandos, apresentações, números, cores, formas geométricas, tamanho (ex.: grande, pequeno)
Alunos
Não é necessário conhecimento prévio já que é um curso para alunos iniciantes.

Lição 1

Objetivos
a. Aprender a cumprimentar em inglês usando “Hello”
b. Perguntar como a pessoa está “How are you?” e responder com “very well,” “so-so” ou “bad” (muito bem, mais ou menos, mal).

Materiais
1. Letra da música “Hello” Anexo 1
2. Três folhas de papel cartão colorido para as crianças com o desenho de um círculo em um dos lados, Anexo 2
3. Tesoura e giz de cera

Vocabulário
1. Olá - hello
2. Como vai você? - How are you?
3. Muito bem - very well
4. Mais ou menos - so-so
5. Mal - bad
6. E você? - And you?

Metodologia/Atividades
1. Cumprimente os alunos usando “Hello”.
2. Peça que os alunos façam o mesmo e digam “Hello”.
3. Introduza a expressão “How are you?” e as respostas para a pergunta, very well, so-so, bad, And you?, faça-os repetir algumas vezes. Ex.: peça que cumprimentem os colegas
4. Apresente a letra da música “Hello”. Toque a música diversas vezes e peça que uma criança cante a música.
5. Convide os alunos individualmente a cumprimentarem os colegas e dizerem como estão. Observe se eles respondem corretamente quando ouvem a pergunta “How are you?” e conseguem perguntar “And you?”
6. Distribua as folhas de papel com os círculos. Peça que cortem o círculo e desenhem na primeira folha um rosto feliz, na segunda folha um rosto mais ou menos e na terceira folha um rosto triste. Exemplifique na lousa.
7. Após desenharem, solicite aos alunos que pratiquem perguntando aos colegas como estão e colocando a máscara no rosto e respondendo com a expressão correta. Ex.: Aluno A pergunta “How are you?”, Aluno B coloca a máscara que contém o rosto contente e responde “Very well”.
8. Finalize a aula cantando a música “Hello” com os alunos.

Fiquem à vontade para enviar sugestões. 

No comments:

Post a Comment