A proposta desta aula é propor uma primeira atividade para o professor trabalhar a alfabetização cartográfica.
Plano de Aula – Mapas e percepção espacial
Público alvo – Segundo ano – Ensino Fundamental 1
Objetivos Gerais
- Entender mapas e símbolos cartográficos.
- Compreender que para sabermos o tamanho real de uma área usamos a escala.
Conteúdo
Percepção espacial
- Mapas: o que representam e como utilizamos
- Identificar as principais figuras topográficas como rios, lagos e montanhas.
- Nomear e localizar o país, capital, estado e cidade onde vivem.
Habilidade
- Localizar itens e informações em um mapa.
Materiais:
Cópia de um mapa de sala (anexo 1)
Um mapa do mundo
Lápis, giz de cera: azul, verde, vermelho e marrom.
Vocabulário (para auxiliar o professor):
- Mapa: uma imagem que mostra um espaço visto de cima. A representação gráfica do local é feita de forma reduzida.
- Símbolos cartográficos: são elementos usados para representar objetos e localidades. Seus significados são mostrados na legenda. Há três tipos de símbolos cartográficos: pontual, linear, zonal.[1]
Figura 1 Símbolos Cartográficos – Imagem retirada do endereço:http://mundoeducacao.bol.uol.com.br/geografia/os-simbolos-dos-mapas.htm Acesso em: 29 de set. 2016
Procedimentos/Atividades
- Antes de iniciar esta aula: providencie um mapa do mundo e coloque em local visível na sala de aula. Você também precisará de um mapa da cidade, um mapa do estado de São Paulo e do Brasil.
Estes mapas podem ser encontrados na internet.
Atenção: Os trechos que se encontram em negrito/itálico nas aulas se referem à fala do professor.
Coloque os alunos em círculo. Imagine que nós vamos fazer uma longa viagem para um lugar especial. Coloquem na mala suas coisas favoritas; itens para comer e jogos para se divertir durante a viagem. Onde vocês gostariam de ir? O que vocês esperam ver? O que devemos levar? Registre na lousa as respostas dos alunos.
Vamos imaginar que já estamos prontos. (aja como se estivesse demonstrando que está com malas prontas). Okay, vamos (sente-se). Pessoal, como saberemos como chegar lá?(Espera-se que algum aluno mencione um mapa)
Isso mesmo! Um mapa poderia nos mostrar como chegarmos lá. Quantos de vocês já viram um mapa? O que é um mapa? (certifique-se de que eles sabem o que é um mapa)
Vamos olhar um mapa. Hmm, como funciona? Não está mostrando aqui como chegar ao local que vocês escolheram. Como saber para qual direção ir? Vamos observar estes símbolos, legendas, ou figuras. Acho que se soubermos como ler um mapa chegaremos a qualquer lugar. Vamos tentar? Para entender um mapa, a melhor estratégia é começar pela legenda (mostre a legenda) A legenda contém os símbolos que aparecem no mapa e o significado de cada um deles.
Acho que teremos que deixar essa viagem para outro dia. Assim não ficaremos perdidos. Eu tenho uma ideia, vamos fazer o mapa da nossa sala primeiro.
Diga aos alunos que nos próximos dias vocês irão desenhar mapas: o mapa da sala de aula, o mapa da escola, do quarto, da casa, da vizinhança, etc.
Vamos falar sobre mapas. Um mapa é uma imagem reduzida de uma área ou local.
Vamos imaginar que nós tirássemos o teto da nossa sala de aula. Imagine que você é um pássaro sobrevoando a sala de aula e observando-a de cima. Faça perguntas como: O que vocês conseguem ver aí de cima? Quais formatos vocês observam? Diga aos alunos que eles farão o mapa da sala de aula e que eles deverão desenhar os objetos vistos de cima (visão aérea), mostrar onde estão os objetos. Traga para a sala de aula um modelo de mapa (veja anexo 1) para que alunos tenham uma ideia do que está sendo pedido e também para auxiliar alunos visuais.
Distribua o mapa de sala de aula (anexo 1) para cada aluno. Peça para colocarem o nome.Vamos ver este mapa da nossa sala de aula. O que você vê? Vocês conseguem localizar os objetos? Onde se encontra a porta no mapa?
Pinte a lousa de verde. Encontre sua carteira no mapa. Use a imagem e localização dos outros objetos para encontrar a sua carteira. Pinte sua carteira de vermelho. Encontre a mesa da professora no mapa e pinte-a de marrom. Aponte para o armário de livros (ou outro objeto) da sala de aula. Encontre o armário no mapa e pinte de azul.
Pessoal, tem alguma coisa estranha com este mapa. Não está no mesmo tamanho da nossa sala. Vamos dar uma olhada no mapa mundi novamente. Ele não é do tamanho real do mundo. Por quê? (Espera-se que algum aluno fale que é porque não poderíamos carregar conosco e não daria para fazer um mapa do tamanho do mundo na saIa de aula – não teríamos papel suficiente). Se os alunos não conseguirem falar o motivo, auxilie-os dando outros exemplos. Por exemplo, pergunte aos alunos se o tamanho dos objetos que aparecem numa foto correspondem ao tamanho real.
Fale brevemente sobre as escalas, mostrando-o no mapa. Diga que o número que vem depois dos dois pontos indica o número de vezes que a superfície real foi reduzida. Para reforçar, mostre o vídeo: Escalas em mapas. Disponível em: https://youtu.be/RoIh7b5ezpo
O professor precisa se certificar de que os alunos entenderam que os mapas são representações reduzidas de uma área e as escalas mostram quantas vezes a superfície real foi reduzida no desenho. Mostre no mapa como a escala está representada.
Faça uma revisão do que foi visto até o momento:
Nós fazemos imagens de lugares em tamanho reduzido para mostrar o que há no local, onde está o que procuramos e como chegar até eles. Chamamos isso de mapa. Eles são, na verdade, a visão aérea de um local e nos ajuda a encontrar algo.
Na próxima aula, aprenderemos o significado dos símbolos que aparecem nos mapas.
Avaliação
Folha de atividade – anexo 1 (sugestão de mapa de sala de aula) e a interação dos alunos durante a aula serão os instrumentos usados para a avaliação. Verifique se todos os alunos pintaram os itens solicitados utilizando as cores pedidas.
Anexo 1 – exemplo de mapa de sala de aula – vista aérea
[1] Símbolos cartográficos: Pontual – usados para representar localidades e áreas muito pequenas em relação à área representada. Linear – usados para representar elementos como rodovias, rios, ferrovias. Zonal – usados para representar áreas de grande extensão como: reservas florestais, tipos de relevo, etc.
No comments:
Post a Comment