Ensinando Matemática com a receita de um bolo de chocolate na Educação Infantil
Rosangela L. O. Ramos
As crianças amam participar de atividades envolvendo comida, amam cozinhar e fazer experimentos. Sabemos das diversas possibilidades de ensino que a culinária pode proporcionar no planejamento de aulas de professores, pois é possível envolver diversas disciplinas no ensino de receitas culinárias como: Geografia (região de cultivo e origem dos alimentos); História (como alguns alimentos vieram para o nosso país e a relação do alimento com nossos antepassados e modos de vida de civilizações); Língua Portuguesa (gênero textual “Receita Culinária”, estrutura e características de uma receita, leitura e interpretação de receitas); Arte (escultura e decoração utilizando os alimentos); e, finalmente, Matemática (medidas, frações, quantidades de ingredientes, tempo de preparo, número de porções). Na disciplina de Matemática optamos especificamente por ensinar medidas contidas em 1 xícara, incluindo frações. Sabemos também que atividades envolvendo adição e subtração fará parte da brincadeira – a brincadeira de cozinhar. Dessa forma, as crianças terão um contato divertido com a Matemática tirando aquela ideia de que aprender Matemática é algo difícil.
É importante salientar que a escola deve ensinar a Matemática ao aluno não apenas pensando na aprovação para continuação dos estudos, mas tem o dever de motivá-lo a ser criativo e despertar o interesse pela descoberta.
Sobre o exposto, Romanatto e Passos (2011, p. 95) afirmam que, “mais do que prepará-las para o Ensino Fundamental, é preciso que os trabalhos com a Matemática as motivem, desafiem e despertem ainda mais as suas curiosidades tanto para situações imediatas de suas vidas quanto para situações imaginativas.”
Partindo do pressuposto de que a Matemática deve ser ensinada envolvendo situações do cotidiano, propondo atividades de conteúdo significativo é que apresentamos esta proposta de trabalho que visa utilizar a o preparo de um bolo de chocolate para ensinar Matemática de maneira deliciosa e significativa.
DISCIPLINA: Matemática
Educação Infantil: 4/5 anos
Objetivo: Ensinar medidas e frações por meio da elaboração de uma receita.
Organização da sala: sentados em duplas.
Avaliação: observação da participação do aluno durante a atividade e preparo da receita.
Procedimentos metodológicos: O professor pode iniciar a discussão perguntando aos alunos se eles já comeram alguma comida que não gostaram porque não foi preparada adequadamente, por exemplo, salgada demais, doce demais ou muito apimentada. (Esta discussão é iniciada para identificar o conhecimento prévio dos alunos e chamar a atenção para o tópico da aula).
Falar para as crianças que para preparar alimentos é necessária atenção quanto às medidas utilizadas. Qualquer erro na quantidade de um dos ingredientes pode fazer com que o prato não dê certo e estragar a refeição e que o preparo de uma comida requer alguns cuidados, não sendo possível apenas juntar todos os ingredientes sem prestar atenção às quantidades adequadas.
Mostre aos alunos a receita do bolo de chocolate.
3 xícaras de farinha de trigo
1 e 3/4 de xícara de açúcar
1 xícara de chocolate em pó
1/2 xícara de óleo
3 ovos inteiros
1 colher (de chá) de fermento em pó
1 pitada de sal
Demonstre aos alunos seus copos de medidas iniciando pela medida de 1 xícara. Apresente uma figura representando as quantidades que cabem em 1 xícara.
Figura 1 – Disponível em: http://slideplayer.com.br/slide/9498336/. Acessado em: 04 set. 2016.
Falar para eles que outras medidas terão como base a quantidade contida em 1 xícara. A ilustração seguinte é uma ótima opção para os alunos visualizarem a representação de ¼ :
Imagem disponível em: http://player.slideplayer.com.br/29/9498336/data/images/img8.jpg – Acessado em: 04 de out. 2016.
Esta atividade auxiliará os alunos a entenderem frações sem ao menos perceberem que estão aprendendo frações.
O próximo passo é ler a receita, medir e juntar os ingredientes para fazer o bolo. Enquanto o professor lê vai questionando as quantidades e observando os alunos na separação dos ingredientes por quantidades. É importante que eles percebam os conceitos matemáticos antes de aprender o conteúdo específico. Com esta atividade as crianças aprender, por exemplo, quanto ¼ tem em 1 xícara, aprendem a ideia de adição e subtração contida na separação dos outros ingredientes sem que ao menos percebam.
Outra maneira de apresentar a receita do bolo é colocando na lousa o desenho das quantidades para que os alunos possam acompanhar a leitura da receita observando as imagens que mostram as quantidades. É importante conseguir fazer a receita e assar na escola, assim eles podem degustar o bolo feito por eles.
Referências:
ROMANATTO, Mauro Carlos; PASSOS, Cármem Lúcia Brancaglion. A matemática na formação de professores dos anos iniciais: um olhar além da aritmética. São Carlos: EdUFSCar, 2011.
Essa receita de bolo está correta? Não tem nada de liquido a nao ser meia xicara de óleo... como pode isso ficar uma massa?
ReplyDelete