Sugestões de atividades para o educador trabalhar a percepção espacial dos alunos, localização (perto, longe, entre dois objetos) e direções como: direita e esquerda:
- Antes da aula, desenhe o formato da sala de aula num papel pardo em tamanho grande, deixe o espaço onde ficará a porta. Leve para a sala de aula os desenhos de itens como carteiras, mesa da professora e outros objetos da sala, objetos que serão inseridos no mapa.
- Coloque os alunos em círculo, mantendo a distancia de um braço entre os colegas. Peça que eles descrevam a localização no qual eles se encontram em relação aos colegas. Ex: perto, longe, próximo de…Pergunte a alguns alunos quem está entre eles. Essa atividade pode ser usada também usando objetos da sala de aula. O objetivo é que os alunos percebam a posição que os objetos se encontram no espaço observado. Chame a atenção dos alunos para o objetivo de um mapa e para a necessidade de observar onde os elementos estão localizados em um mapa.
- Explique que o mapa é utilizado para mostrar onde as coisas estão localizadas e que geralmente um mapa mostra um lugar visto de cima.
- Proponha aos alunos que eles imaginem que são um pássaro e que estão sobrevoando a sala de aula e observando-a de cima. Faça perguntas como: O que vocês conseguem ver aí de cima? Quais formatos vocês observam? Diga aos alunos que eles farão o mapa da sala de aula e que eles deverão desenhar os objetos vistos de cima (visão aérea), mostrar onde estão os objetos. Se possível, traga para a sala de aula um modelo de mapa para que alunos tenham uma ideia do que está sendo pedido e também para auxiliar alunos visuais. Veja mais adiante um exemplo de mapa para utilizar com os alunos na sala de aula.
- Mostre aos alunos o formato da sala de aula em papel pardo e os objetos que deverão ser inseridos no mapa. Pergunte o que o espaço (da porta) representa, ou seja, o que aquele espaço representa. Lembre os alunos de que eles estão vendo a sala de aula de cima e que eles representarão um espaço que é grande num mapa – no caso, a sala de aula.
- Proponha aos alunos observarem a sala de aula, onde os objetos se encontram, utilize as palavras perto, longe, entre, etc.
- Pratique com os alunos o local onde cada um se situa na sala de aula, peça que apontem onde se encontra sua carteira, o armário e a professora.
- Para praticar, peça que desenhem o mapa da sala de aula.
- Observe os desenhos e auxilie os alunos que demonstrarem dificuldade fazendo perguntas que os guiem a corrigirem os próprios erros.
- Utilize diferentes linguagens no trabalho como os mapas, as crianças podem desenha-los, falar sobre eles e escrever, complementando as informações contidas no desenho.
- Organize a sala em duplas ou grupos, para que um aluno interprete o desenho do outro. Ao observar o desenho do colega, podem apontar o que está claro e o que não está, o que pode ser modificado, etc.
- Para casa, solicite que desenhem o mapa do quarto de cada um.
- Socialize os mapas.
Autoras: Rosangela Ramos
Fernanda Marques
Referências:
ALMEIDA, R. D. O desenho e o mapa. In: Boletim Salto para o futuro: Cartografia na sala de aula. 2003.
ARRUDA, E. M. O ensino de abordagens espaciais. In: Paisagem, alfabetização cartográfica e trabalho de campo no Ensino de Ciências Humanas. São Carlos: EDUFSCar – 2011, p. 09-18.
NEGRÃO, P. Desenhar hoje para ler mapas no futuro. Nova Escola. 2016. Disponível em:http://acervo.novaescola.org.br/geografia/fundamentos/desenhar-hoje-ler-mapas-futuro-426590.shtml
No comments:
Post a Comment