Plano de aula de Matemática – Conceito de Subtração
Autora: Rosangela Ramos
Escola: XXX
Série: 1º Ano
Professora: Rosangela Ramos
Conteúdo: Matemática – Subtração
Carga horária: 30 minutos a 40 minutos
- Introdução:
A proposta deste plano de aula é introduzir o conceito de subtração, através de atividades práticas nas quais as crianças participam ativamente da aula. Os alunos também aprenderão a reconhecer o sinal de menos -.
Objetivo Geral:
Introduzir o conceito de subtração por meio de atividades práticas e materiais concretos. Identificar e utilizar o sinal de subtração.
Objetivos Específicos:
- Realizar subtrações;
- Utilizar materiais concretos para aprender e utilizar o conceito de subtração.
Conhecimento prévio esperado: Espera-se que os alunos já conheçam os numerais de 0 a 10 e a quantidade que cada número representa.
Expectativa de aprendizagem:
Representar subtração com materiais concretos.
Utilizar estratégias de contagem com apoio de objetos.
|
Tópicos e metodologia:
Tópicos | Atividades e condições oferecidas pelo professor | Atividades dos alunos |
1° passo: Colocar os alunos sentados em círculo no chão da sala. Falar que você fará a leitura de uma história “Cinco Patinhos”. Chamar a atenção dos alunos para a história. | Hoje vamos ler um livro chamado Os Cinco Patinhos. Leia o livro chamando a atenção dos alunos para o fato de cada vez vir um patinho a menos. Leia mostrando a quantidade de patinhos que voltaram com os dedos. Obs.: adapte caso assistam ao vídeo. | Geralmente os alunos associam a história à música. |
2° passo: Materiais concretos – patinhos recortados | Mostre aos alunos os patinhos que você trouxe e diga faremos subtração com os patinhos. | |
3° passo: exemplificar a atividade | Veja o exemplo, Cinco patinhos foram passear. Tem cinco patinhos no lago. Colocar os patinhos no papel pardo. Um patinho resolveu ir nadar. Coloque um patinho no lago. (Veja anexo 3) | Respondem quantos patinhos ficaram. |
– Fazer questionamentos sobre a história, sobre a quantidade de patinhos que ficaram fora do lago, exemplificando no quadro. | Quantos patinhos ficaram?Auxilie os alunos contando com eles o número de patinhos fora do lago. | Contam os patinhos e respondem quantos ficaram. |
– Demonstrar no quadro exemplos de subtração. | Tínhamos 5 patinhos fora do lago. 1 patinho resolveu ir nadar e não voltou..quantos voltaram?Escreva na folha 6 – 1 = 5. Neste momento, enquanto escreve vai falando que se trata dos patinhos. Vejam, tínhamos 5 menos 1, ficaram quantos? Mostre o sinal de menos para que percebam que há um pato a menos. | Interagem respondendo às perguntas. |
– Convidar os alunos para participarem da atividade. | Ok. Neste saquinho tenho alguns patinhos. Quem gostaria de vir até o quadro para brincar? | Alguns alunos se oferecem para participar da “brincadeira”. |
– Em seguida, a professora fala o número de patos para os alunos que devem representar no quadro. | Temos cinco patinhos fora do lago. (nome do aluno) você pode colocar os cinco patinhos fora do lago? | O aluno convidado retira do saquinho a quantidade de patinhos solicitada e os coloca no quadro. |
– Escrever o número no quadro a quantidade de patinhos que serão subtraídos. | Escreva no quadro (ao lado) o número 5. Diga aos alunos que um patinho pulou no lago. Quantos ficaram?Escreva – 1= ao lado do número 5. Convide um aluno para mostrar. Quantos patinhos ficaram? 5 – 1 =? | Retira um patinho, coloca no lago e diz quantos ficaram. Os demais alunos contam os patinhos fora do lago. |
– Convidar alunos para participarem | Tem 3 patinhos fora do lago. Dois pularam no lago..quantos ficaram?Convide um aluno para demonstrar..(nome do aluno) quantos patinhos estão fora do lago? Quantos decidiram ir nadar? Quantos ficaram fora?Escreva no quadro 3 – 2 =Contem comigo 1, 2,3. | Interagem respondendo ou indo ao quadro fazer a representação. |
– Possibilitar que mais alunos participem. | Agora temos 6 patinhos fora do lago. Colocar 6 patinhos fora do lago e escrever no quadro o número 6. 4 pularam no lago. Escreva – 4 = (enquanto escreve fale o que está fazendo. Ex: tínhamos 6 patinhos fora do lago e 4 decidiram ir nadar, então 6 – 4 = …)Alguém pode vir aqui mostrar quatro patinhos no lago? | Aluno voluntário vem até o quadro e pega quatro patinho da parte de fora do lago e coloca dentro do lago. |
4° passo: Trabalhando com a subtração. | Falem comigo: 6 – 4 = 2 | Repetem a fala da professora. |
– Assegure que os alunos sabem o que os números significam na atividade. | O que o número 6 representa/significa? E o número 4? Eo que significa o número 2? | 1-Dizem que significa o número total de patinhos. 2- patinhos que foram nadar. 3- os patinhos que ficaram fora do lago. |
– Pedir que os alunos venham até a frente para demonstrar novas quantidades. | Quem gostaria de vir aqui na frente brincar comigo? | Oferecem-se para participar. |
5° passo: Trabalhando com o conceito de subtração. | Escolha os patinhos e coloque fora do lago. Quantos patinhos você gostaria de colocar dentro do lago? Quantos patinhos ficaram fora? Quantos patinhos você colocou dentro do lago? Quantos ficaram fora?
Peça ao aluno que escreva a equação como no seu exemplo. Você poderia escrever o que você fez, como nos exemplos? Auxilie o aluno na representação.
| Pega patinhos do saquinho e coloca fora do lago. Escolhe um numero de patinhos para colocar dentro do lago. Responde às perguntas do professor.
Escreve a equação.
|
– Convide mais alunos até que perceba que conseguiram entender o conceito de subtração. | Quem gostaria de vir aqui fazer também? Escolha quantos patinhos você quer colocar fora do lago. Quantos patinhos vão nadar? Quantos ficaram?Enquanto fala escreva a equação. | Vai até a frente participar. |
– Revise o que foi feito mostrando como solucionar problemas de equação com outros objetos. Ex.: tampinhas, bolinhas de gude, etc. | Observe estas bolinhas de gude. Tenho 6. Desenhe seis bolinhas. Se eu tirar 3 vejam quantas ficam..risque três bolinhas e circule as que ficaram. Peça que digam quantas ficaram. | Contam as bolinhas e dizem quantas ficaram. |
– Em seguida, deverão resolver as subtrações da folha de atividades. | Peça que os alunos voltem aos seus lugares e distribua a folha de atividades (anexo 4) para concluir a aula e verificar se os alunos realmente aprenderam. | Fazem o exercício constante na folha de atividade. |
– Fazer a correção em duplas e depois com a sala. | Os alunos devem ser colocados em duplas para fazer a correção da atividade. | Corrigem a atividade com os colegas. |
Recursos:
- Cinco Patinhos – Livro ou se preferir utilize o vídeo https://youtu.be/6IhK5LjxcRYAcessado em: 08 de out. 2016.
- Materiais concretos: Patinhos recortados (anexo 1);
- Fecho de contato para colar nos patinhos (conhecido como velcro)
- Papel pardo contendo o desenho de um lago e fecho de contato para grudar os patinhos;
- Canetas hidrográficas (mais conhecidas como caneta piloto);
- Folha de atividade.
Avaliação:
- Observar a participação dos alunos durante a aula e na atividade escrita.
- Observar a aprendizagem de cada aluno percebendo sua facilidade ou dificuldade com o conceito de subtração.
Observações:
- As partes em negrito se referem à fala do professor.
Anexo 1
Anexo 2
Cinco Patinhos
Cinco patinhos
Foram passear
Além das montanhas
Para brincar
A mamãe gritou
Quack quack quack
Mas só quatro patinhos
Voltaram de lá
Quatro patinhos
Foram passear
Além das montanhas
Para brincar
A mamãe gritou
Quack quack quack
Mas só três patinhos
Voltaram de lá
Três patinhos
Foram passear
Além das montanhas
Para brincar
A mamãe gritou
Quack quack quack
Mas só dois patinhos
Voltaram de lá
Dois patinhos
Foram passear
Além das montanhas
Para brincar
A mamãe gritou
Quack quack quack
Mas só um patinho
Voltou de lá
Um patinho foi passear
Além das montanhas
Para brincar
A mamãe gritou
Quack quack quack
Mas nenhum patinho
Voltou de lá
A mamãe patinha
Foi procurar
Além das montanhas
Na beira do mar
A mamãe gritou
Quack quack quack
E os cinco patinhos
Voltaram de lá
Anexo 3
Anexo 4
No comments:
Post a Comment